Quitação Eleitoral: você está em dia com a Justiça?

Você pretende votar nas Eleições 2018? É preciso ficar atento para a sua escolha e acompanhar a sua regularização com a Justiça Eleitoral.

A quitação eleitoral é a situação de regularidade perante a Justiça Eleitoral de nosso país. Nela, encontram-se eleitores que votaram, justificaram seu voto ou efetivaram o pagamento da multa eleitoral no prazo correto. A certidão de quitação eleitoral é de extrema importância. Sem ela, você fica impedido de realizar atividades simples, mas essenciais, como se inscrever em uma universidade pública, por exemplo.

O que acontece com quem não possui certificação de quitação eleitoral?

O eleitor ou eleitora que deixa de votar, sem justificativa ou pagamento de multa no prazo definido, fica em débito com a Justiça Eleitoral. Automaticamente, a pessoa é impedida de:

– Adquirir passaporte ou carteira de identidade;

– Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição;

– Pedir empréstimos;

– Receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo;

– Reivindicar documentos que necessitem da quitação eleitoral;

– Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;

– Se inscrever em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos.

Como verificar sua situação com Justiça Eleitoral?

E-título

Você pode baixar o aplicativo e-título, disponível para dispositivos com o sistema Android ou IOS. Lá, você insere seus dados, que são:

Nome;

Data de nascimento;

Número de inscrição (título de eleitor);

Nome da mãe;

Nome do pai.

O aplicativo irá te redirecionar para uma nova tela, mostrando suas informações eleitorais. Caso você já tenha feito a biometria, uma foto sua também será exibida. O bacana é que, com essa foto, você não precisa levar seu título de eleitor físico e nem documento com foto no dia das eleições. O app também te mostra informações sobre sua quitação eleitoral. Legal, né?

Site do TSE

Outra forma de ficar ciente sobre sua quitação eleitoral é visitando o próprio site do TSE. Ao localizar a aba “Eleitor e eleições” é só clicar em “serviços ao eleitor” e, em seguida, “título de eleitor”. Depois, você irá selecionar a opção “situação eleitoral”. A consulta pode ser feita tanto por nome quanto por número do título.

Quer obter a sua Quitação Eleitoral?

Caso você esteja em dia com a Justiça Eleitoral, basta entrar no site do TSE, clicar na aba “Eleitor e eleições” e, em seguida, “certidões”. Depois, procure por “quitação eleitoral”, daí é só preencher com seus dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *